Vacina contra febre amarela tem contra-indicações

A vacina contra a febre amarela não é indicada para mulheres gestantes, bebês com menos de 6 meses de vida, pessoas com alergia grave ao ovo e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Nestes casos, as pessoas devem se proteger da doença de outras formas.

De acordo com o infectologista Evandro Baldacci, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, as dificuldades são resultado do método de fabricação da vacina. O vírus vivo da febre amarela é cultivado em ovos embrionados de galinha. “Além de provocar a reação imunológica ao vírus, a vacina pode conter resíduos de proteínas do ovo”, afirma o médico.

As reações alérgicas simples, como dificuldades digestivas e manchas na pele, no entanto, não são proibitivas. “Quando a alergia a alguma substância da vacina é comprovada, os riscos da reação e da pessoa contrair a doença são avaliados caso a caso”, afirma Baldacci.

“Se o sistema imunológico não estiver pronto para reagir ao vírus e proteger a pessoa da doença, não indicamos a vacina”, afirma Gustavo Johanson, imunologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Os fetos, os bebês com menos de 6 meses, pessoas com imunodeficiências resultante de doenças (Aids e neoplasias) ou de terapêutica (uso de corticóides, quimioterapia, radioterapia) estão nessa situação, explica o médico.

Johanson especifica que existem exames para avaliar objetivamente o sistema imunológico. “Se a contagem de linfócitos CD4 for baixa, não fazemos a vacinação”, completa.

Vacinação indevida

Segundo Johanson, os riscos de haver uma vacinação indevida são bem menores hoje em dia. “Os postos de vacinação realizam uma triagem que avalia as possíveis situações de contra-indicação”, afirma o médico.

Muitas pessoas têm procurado os postos de vacinação para se proteger contra a febre amarela. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que o país não vive uma epidemia da doença, e, portanto, a vacinação é indicada apenas para pessoas que vivem ou viajam para áreas florestais, onde vive o mosquito transmissor da doença.

O vírus da febre amarela circula nas regiões Norte e Centro Oeste, em Minas Gerais e Maranhão. Também são consideradas áreas de transição e risco potencial o oeste do Piauí, oeste de São Paulo, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, sul da Bahia e sul do Espírito Santo.

Outras proteções

“A melhor forma para uma pessoa sem vacina evitar a doença é ficar longe da regiões endêmicas do mosquito”, defende Baldacci.

Quem não pode tomar a vacina deve recorrer a outros métodos de proteção, segundo os especialistas. Johanson recomenda repelente e o mínimo possível de exposição do corpo.

Para viagens internacionais que exigem a vacinação contra febre amarela, a Anvisa lembra que é necessário o CIV (Certificado Internacional de Vacinação), conhecido como guia amarela. O documento pode ser retirado em postos da agência, que também oferecem a imunização. A vacina pode ser tomada em qualquer posto e a guia, retirada com a carteira comum de vacinação.

Quem não pode tomá-la, segundo a Anvisa, deve apresentar, nos postos da agência, um atestado médico comprovando a impossibilidade da imunização. O viajante recebe, então, um certificado de isenção da vacina, que está previsto no regulamento sanitário internacional.

37 comments on “Vacina contra febre amarela tem contra-indicações

  1. Muito bom seu esclarecimento!
    obrigada!
    beijinho

  2. wagner gama santos on said:

    Por gentileza, gostaria de saber quantos dias, se deve ficar sem ingerir bebida alcoolica, apos a vacinação!Desde ja agradeço.
    Wagner Gama

  3. Dalena on said:

    Gostaria de saber se tem alguma restrição pra quem tomou a vacina e esta tentando uma gravidez, existe um prazo específico em que a gravidez não possa acontecer?

    obrigada.

  4. Gilmara on said:

    Gostaria de saber se a vacina contra a febre amarela pode alterar a contagem de leucócitos?

  5. Rosana Salemi on said:

    Farei uma viagem internacional agora no final de ajneiro/09, que exigem a vacinação contra febre amarela, porém estou impossibilitada da imunização.
    Segundo a Anvisa, pelo que entendi, quem não pode tomá-la, deve apresentar um atestado médico comprovando a impossibilidade da imunização.
    Poderiam informar endereços de postos da agência no RJ, onde poderei receber o certificado de isenção da vacina, que está previsto no regulamento sanitário internacional ?

  6. Vera Soares on said:

    Boa Tarde,
    Meu esposo é alergico á eritromicina. Ele pode fazer a vacina, vamos viajar para o Maranhão.Estou preocupada como devo agir?
    Obrigada

  7. Helen Hamada on said:

    Meu filho é alergico a eritromicina e kanamicina.Sei que elas são componentes da vacina anti-amarílica.Ele viajará a serviço para região em outro país onde a imunização se faz necessária.Como agir diante desse impasse?

    • marceloguerra on said:

      Ele não deve tomar a vacina, e pode procurar o ministério da saúde e ver como é possível a comprovação da alergia que o dispense da vacina.

  8. Rones on said:

    Ola! POe favor me ajudem! Tomei tres injeções de corticoides por causa de uma tendinite no embro há uns 10 dias atrás e ontem me vacinei contra febre amarela. Agora vi que nao se pode vacinar contra febre amarela quando usa coricoides. Essas injeções que tomei pode me causar alguma coisa? Devo procurar um médico infectologista rapidamente?

  9. Rones on said:

    Ola! POe favor me ajudem! Tomei tres injeções de corticoides por causa de uma tendinite no embro há uns 10 dias atrás e ontem me vacinei contra febre amarela. Agora vi que nao se pode vacinar contra febre amarela quando usa coricoides. Essas injeções que tomei pode me causar alguma coisa? Devo procurar um médico infectologista rapidamente?

    Com relação às injeções de corticoides que tomei foram uma diprospan e duas dexacitoneurim.
    elas podem me prejudicar porque vacinei contra febre amarela? tomei as injeções há uns 15 dias atras e me vacinei ontem. Estou muito preocupado e com medo. Se puderem me ajudar fico muito grato.

  10. Nelci Aparecida A. dos Santos on said:

    Sou de Botucatu- SP, estamos com 5 caso de febre amarela com 3 óbitos, esta acontecendo a campanha de vacinação, e tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer.

    Minha filha teve uma virose à uns 15 dias e tomou 7 dias de 12/12 hrs bactrin F. hoje esta bem. gostaria de saber se tem algum problema tomar a vacina.

    Quem Toma medicamentos anti-depressivos como Cloridrato de Clomipramina de 25 mg, remedios para pressão alta, voltarem pode tomar a vacina.

    Quem tem pressão alta, glaucoma, ou fez cirurgia de glaucoma pode tomar a vacina.

    quem esta em tratamento de anemia pode tomar a vacina.

    agradeço e aguardo urgente resposta

    Nelci

  11. terezinha de Borba on said:

    Fiz tratamento para cancer de mama,terminei as quimios em 06/12/06 as radios terapias em 28/02/07 sou alergica a pilicilina,uma vez por ano efetuo exames ingetando contraste nuclear. Posso tomar a vacina da febre amarela?
    Agradeço

  12. Luísa!!! on said:

    Quem toma sertralina e rivotril pode fazer a vacina?

    Obrigada!

  13. Taah on said:

    gostaria de saber se pode tomar bebida alcoólica 2 dias depois de tomar a vacina para febre amarela?

  14. ana on said:

    gostaria de saber se tem alguma restriçoes de ter tomado a vacina de febre amarela e estar tentando engravidar????

  15. Vanessa on said:

    Oi
    Eu e meu esposo queremos tomar a vacina, mas dizem que a reação é muito forte.Minha filha tem um ano e oito meses, não temos nenhuma alergia, nada, mais estamos com medo das reações.
    Agora não sei o que é pior, o medo da reação da vacina ou da doença.O que fazemos? Dizem que onde moramos não é área de risco, mais vamos ficar esperando? Por favor me da uma luz!!!

  16. Neiva on said:

    Boa tarde!

    Pessoas com baixa plaquetas podem tomar a vacina da febre amarela?

  17. Carla on said:

    Oi, gostaria de saber que quem tem herpes labial e toma aciclovir, pode tomar vacina e quanto tempo depois da crise de herpes pode-se tomar. Vou para Manaus em junho/2009 e tenho medo de tomar essa vacina, que tem matado pessoas, por causa dos lotes também, como podemos saber se os lotes que vem para as regiões nordestinas são seguros? Não sei o que é pior, não tomar e se proteger de outras formas ou tomar e também correr risco, mesmo sendo mínimo, acontece e a gente não pode ter essa segurança. É uma faca de dois gumes essa vacina. O que devo fazer?

    • marceloguerra on said:

      Carla, toda vacina é uma faca de dois gumes. Eu tomei a de febre amarela em 97, e tive muita dor de cabeça por alguns dias. Se eu fosse viajar hoje novamente para uma região endêmica, eu tomaria. Não sou amante das vacinas, acho até que muitas vacinas são aplicadas (em clínicas) apenas por interesse financeiro, já que protegem contra doenças benignas, que muito raramente são capazes de complicar ou de deixar sequelas. Algumas vacinas, no entanto, eu não dispensaria, como BCG, sabin, tríplice bacteriana e viral, hepatite B. Quando houver uma para dengue, eu incluiria nesta lista.

  18. viviane on said:

    Oi,quem teve hepatite pode se vacinar.

  19. Elenira Ana Fantinel on said:

    Gostaria de saber se posso tomar a vacina de febre amarela tive câncer de mama, fiz quimioterapia e raditerapia já faz 3anos

  20. Carina Casabón Inzunza on said:

    Olá,
    Tomo Methotrexato, 10mg por semana, se eu fizer o teste de contagem de linfócitos CD4 e a contagem nao for baixa posso tomar a vacina? E se eu parar de tomar Metotrexato por um mes posso entao tomar a vacina sem grandes riscos?

    Grata,
    Carina

  21. Marcia Rodrigues on said:

    Terei que tomar a vacina contra febre amarela porque irei viajar, gostaria de saber qto tempo depois de ter tomado a vacina eu posso engravidar?

    Grata

    Márcia

  22. ola boa noite bem estou gravida de semanas e estou indo de viajem pra fikar em angola mas fico sabendo que não posso tomar avacina da febre amarela e sei que pra la é obrigatoria e como faço pois meu marido esta vivendo la e eu iria tambem mas preciso saber se aind aposso ir e como faço pra ir aguardo respostas obrigada

  23. vana on said:

    tive câncer de mama fiz quimio e radio posso fazer a vacina?
    faz 3 anos

  24. CRIS on said:

    ESTOU AMAMENTANDO E TOMEI A VACINA ISSO PODE FAZER MAU AO MEU BEBE DE 2 MESES

  25. JOAO CARLOS MUNARI on said:

    Durante 12 anos tive o virus da Hepatite C,Genotipo 1 praticamente inativo em meu corpo. Conforme exames periódicos não era necessário tratamento.
    Após a vacianação contra a Febre Amarela,em menos de 30 dias meus parametros de TGO e TGP dispararam assustadoramente fazendo com que meu medico,após biópsia de fígado, iniciasse rapidamente o tratamento com Interferon e Ribavirina (negativado 3 meses depois).
    Dúvida: Isso foi uma casualidade ou a Vacina contra Febre Amarela pode desencadear tamanha alteraçao hepatíca?

  26. Bom Dia
    Gostaria de saber, eu tomei a vacina da febre, amarela, não tive reação nenhuma, posso tomar da gripe, tenho 65 anos.
    já que a vacina da gripe é feita também do ovo, não tem nada a ver, ou tem
    obrigada
    se puderem tirar minha dúvida
    Geanete
    obs. avacina da febre amarelatomei ,em manaús quando fui para lá, já tem 6para 7 anos

  27. Carla on said:

    Olá, estou com a vacina de febre amarela vencida e vou começar a tentar engravidar a partir do próximo mês. Gostaria de saber se posso tomar a vacina antes disso ou se teria alguma contra indicação para uma gravidez tão próxima à vacinação?
    Na verdade preciso saber quanto tempo é necessário aguardar para engravidar após tomar a vacina de febre amarela?

  28. Iago on said:

    Olá! Tomei a vacina faz 2 anos…Agora estou indo vijar para a China aonde é obrigatório o certificado de vacinação contra febre amarela! Só que perdi minha carteira de vacinação e o posto não tem o registro…Eu posso tomar a vacina novamente?? Ou fazer o que?

  29. Eduart on said:

    tenho medo de toma esss vacina no tenho coradhe de fz por isso eu prefirro morrer………………..

  30. Priscila Kaminski on said:

    Perdi a carteirinha de vacinaçao do meu filho. O posto de vacinação nao sabe dizer se vacinou ou nao contra febre amarela. Viajamos muito para áreas preocupantes. Existe algum exame que diga se ele tomou ou nao tomou a vacina? Ele tem um ano e dois meses

  31. ELISANGELA on said:

    minha filha daqui uma semana faz 10 meses a vacina ta atrasada pq ela teve laringite tomou prednisolona ha 5 dias atras quando ela pode tomar a vacina da febre amarela? ( dois dias atras ela ficou febril tem algum problema me responda pois não sei o q fazer pq na minha cidade não tem pediatra e não sei a quem recorrer)

  32. Renata Custodio on said:

    não me lembro de ter tomado a vacina de Febre Amarela na última campanha que foi em 2008. E dia 10/10/11,vou viajar para o exterior e preciso da carteirinha! como devo proceder? Se eu me “vacinar de novo” (em três anos) corro algum risco?

  33. regina on said:

    Sou transplantada, tomo cortisona 10 mg ppor dia e vou para manaus quinta e voltou domingo, posso tomar a vacina?
    Regina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

4.425 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>