Romã, a Fruta do Amor e da Saúde

roma_frutos.jpg

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor. Outros consideram a romã a fruta da sorte e comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro.  Além de sorte e amor, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos.

Seus princípios ativos são: manita, ácido gálico, pelieterina, isopelieterina, grenadina, puricina e tanino. A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse. Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.

Auxilia nos seguintes problemas de saúde:

  • Diarréia e cólicas: preparar um chá com a casca da fruta, fervendo por 10 minutos uma quantidade de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Deixar esfriar e coar. Pode adoçar com mel ou açúcar. Tomar 1 xícara 4 vezes ao dia.
  • Dor de garganta ou inflamações na boca: esta é a indicação mais famosa! Melhora as inflamações de garganta e as aftas bucais. O ideal para esta finalidade seria um chá com as flores da romãzeira, mas são difíceis de serem encontradas, e as folhas também servem. Ferver 1 colher de sopa cheia de folhas e/ou flores da roãzeira em 1/2 litro d’água. Coar, deixar esfriar. Gargarejar várias vezes ao dia. Nas farmácias de homeopatia já existem prontos sprays de romã, que têm a mesma função.
  • Furúnculos e abscessos: usar as folhas amassadas em um cataplasma quente, mas NÃO fervendo, e colocar sobre as lesões que estejam FECHADAS.
  • Solitária: a solitária é uma doença causada por vermes, que é contraída ao comer carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas. Ela prende-se à parede do intestino e alimenta-se do sangue da pessoa e dos alimentos que ela ingeriu, o que vai causando uma fraqueza enorme. Este chá de romã é muito eficaz para expelir a solitária, e é preparado com a raiz. Ferver 4 colheres de sopa de raspas da casca da raiz da romãzeira em 1 litro de água, em fogo baixo, por 30 minutos. Deixar amornar, coar e tomar 1 xícara de 2 em 2 horas, num total de 3 xícaras.
  • Varizes: a romã aumenta a resistência das paredes das veias e pequenos vasos, prevenindo as varizes. Prepare o chá com a casca igual como está descrito acima e tome 2 vezes ao dia.

22 comments on “Romã, a Fruta do Amor e da Saúde

  1. jose eduardo on said:

    alem de “lindo ” acho. . . . . . lindo !

  2. Braga on said:

    Avaliar.

  3. Que fruta maravilhosa, eu particularmente aprecio somente a sua beleza, não gosto do sabor desta fruta, mas sei que é medicinal e muita gente usa quando tem problemas na garganta.Belíssima foto.
    Sou Paisagista e trabalho com a Româ Ana, cai muito bem em jardins.
    11 8299-3039

  4. Helena Reginato on said:

    Olá! Adoro a fruta romã como tambem o pé, pois eu tenho vinte pés dessa fruta em casa tenho muita paixão por essa árvore, faz uma flor maravilhosa, o fruto então é lindo de mais. Comer essa fruta então é uma benção, gostosa, linda , saborosae tudo de bom. Gostaria de receber mais informaço~es para melhoe ainda tratar a planta. Muito obrigada

  5. Quero sempre informãção das plantas medicinais.

  6. 'luiz alberto on said:

    Roma [e uma fruta maravilhosa….tomei com mel silvestre e gengibre e fiquei curado de uma rouquidao e fdor de garganta.
    O mel e de florada de eucalipto de nosso proprio Restaurante (fazenda) na Serra da Bocaina!

  7. Gisele Silva de Faria on said:

    Estou à procura de romã, estévia e açafrão. Li que Helena Reginato possui 20 pés de romã. Gostaria de saber se alguém conhece locais de plantação de romã. E se alguém se interessa em plantar romãs para vender os frutos.

  8. Fernando on said:

    Aceitarei sempre informações sobre plantas medicinais

  9. Shirlei on said:

    Ganhei um pézinho de romã. Gostaria muito em saber como cultivá-la, como devo colocar agua, quantos dias da semana deve ser feito isso, quando devo pondá-la, enfim informações para que ela permaneça forte e linda.
    Ela ficou dois dias num lugar fechado e cairam todas folhas não gostaria de perde-la como faço para ela se recuperar.
    Fico no aguardo de um retorno.
    Agradeço pela atenção.

  10. gostaria de saber se roma serve para gastrite e como eu posso fazer ?

  11. Ana on said:

    a romã ajuda no combate à candidíase?

  12. new on said:

    Às vezes é preciso perder para dar VALOR.
    É preciso chorar para aprender a AMAR.
    É preciso confiar para se ENTREGAR,
    e ainda assim a grande verdade é que,
    é preciso ouvir para nunca GRITAR…
    Todos irão sofrer um dia, para saber,
    o verdadeiro sentido da felicidade!
    Se sentir saudade: PROCURE.
    Se sentir vontade: FAÇA.
    Se tiver vontade: LUTE.
    Se perder: ESQUEÇA.
    Se gostar: VIVA !
    “Muitas vezes deixamos de lutar pelo que realmente queremos
    pelo simples fato de não querer ouvir um NÃO”…
    Errar é humano… Perdoar é preciso… E correr atrás daquilo que realmente quer é uma obrigação nossa! Viva… Ame… Pense… Erre… E depois do erro corra atrás de refazer o seu acerto… Nada é para vida toda! SÓ DEUS!

  13. Keila on said:

    Rom? ? o verdadeiro caviar da natureza…

  14. CELI MARIA FERREIRA on said:

    gotaria de receber uma raiz da fruta de romã descobnri que era a fruta de jesus cristo por favor quem tem aqui na minha cidade não encontro CELI MARIA, CAXIAS DO SUL RS

  15. Lucilene on said:

    Essa fruta é mesmo milagrosa. Descobri uma outra utilidade. Ela é anti-reumática. Passei a semana inteira com uma dor terrível no braço. Tomei antiinflamatório fortíssimo e não passou. Tomei o chá da romã, meio copo por dia, e agora estou totalmente sem dor.

  16. Fernanda Araújo on said:

    Tenho o enorme prazer de estar comendo uma enteirinha agora… so que as daki (do Chile) sao amis gostosas que as do Brasil.. bem dociiiinhas! :P deliicia!

  17. ADORO ESTA FRUTINHA,DESDE CRIANÇA. SÓ QUE AQUI NO BRASIL ELA É MUITO CARA ,E ESTA SEMANA TIVE A SORTE DE ENCONTRAR FORA DA CAPITAL(INTERIOR) MAIS BARATO , ADVINHA SE NÃO COMPREI ?!
    E COMI AGORINHA MESMO , ESTAVA UMA DELÍCIAAAAAAAA, E AS NOSSAS AQUI NO BRASIL SÃO DOCES SIM MINHA AMIGA CHILENA! DISCORDO DE VC!

  18. ana maria da silva gomes on said:

    estou com problema de refluxo ,o chá de roma serve para esse problema

  19. Golvaci Antunes da Porciúncula on said:

    Gostaria de saber se existe cha de romã em saquinhos. Alguem poderia me informar? Eu moro em Pelotas , no Rio Grande do Sul , eu procurei em Porto Alegre e tambèm não encontrei .

  20. Valdete Prestes Pimentel on said:

    Gosto muito da fruta, principalmente a partir da descoberta dos benefícios a saúde, hoje tenho plantado em minha residência e distribuo mudas para o povo de minha cidade.

  21. bem eu uso faser lavagens de utero e gosto por faiz uma linpeza geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

3.893 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>