Abacate

180px-avocado.jpeg

Propriedades Nutricionais: O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma o azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias
Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a
toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

Medicina Popular:

  • Dor: Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.
  • Diurético: O chá da folha do abacateiro tem fama de ser diurético e carminativo. É usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais.
  • Ação intestinal: o caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.

VOCÊ SABIA?

– Ao contrário do que ocorre com a maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.

– O abacate é nativo da América Central. O México é o maior produtor.

– O abacate tem mais proteína do que qualquer outra fruta – cerca de 2g para cada porção de 110g.

Servido como parte de uma refeição ou lanche com baixo teor de gordura, o abacate contribui com alguns nutrientes importantes. Cento e dez gramas, ou seja, aproximadamente a metade de um abacate médio, fornecem 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato; fornece, também, 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

O abacate deve ser servido cru – pois ele se torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a pratos quentes que já tenham sido cozidos, misturando-o com um molho de massa condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.

Rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos.
O abacateiro é uma árvore altaneira de belo porte, que chega a 20 m de altura. Suas folhas são abundantes, de cor verde ou castanho-clara. O fruto tem a forma de uma grande pêra, com uma enorme semente e polpa gordurosa, amarelada, de excelente sabor. É oriundo da América Central e cultivado em regiões tropicais. Seu nome científico é Persea gratissima Gaert e pertence à família Lauraceae.
Existem 3 tipos de abacate: o mexicano, o guatemalense e o antilhano, este último cultivado no Brasil. O avocado é uma mistura de 2 tipos de abacates e surgiu nos Estados Unidos, sendo cultivado em nosso país após 1980. Ele é pequeno, de casca verde rugosa e mais rico em gorduras monoinsaturadas, e não forma colesterol no nosso organismo.
O uso regular do abacate na alimentação beneficia as artérias, reduz o colesterol e a pressão arterial e dilata os vasos sanguíneos. O ácido oléico, seu principal componente de gordura monoinsaturada, bloqueia a toxidade do mau colesterol, conhecido como o destruidor das artérias. O abacate também age contra a prisão de ventre, perturbações digestivas. Melhora o funcionamento da vesícula biliar, é balsâmico e ajuda a normalizar distúrbios na menstruação.
Especialistas em doenças cardíacas desaconselham os ácidos graxos (gorduras saturadas) de origem animal, pois elevam os níveis de colesterol no sangue, acumulando-o nas artérias e obstruindo-as. A degeneração das veias circulatórias acaba provocando acidentes vasculares. Por isso os especialistas recomendam a ingestão de gorduras monoinsaturadas, como a do abacate.
O grupo dos ácidos monoinsaturados atua de modo seletivo, eliminando o LDL, responsável pelo acúmulo de colesterol no sangue.

O abacate é antiinflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado. Suas substâncias ativas, testerol e lecitina, ó tornam eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota. O chá de suas folhas ou o pó do seu caroço torrado e moído acabam rapidamente com diarréia. O uso do caroço triturado e tostado, em forma de chá, elimina a tênia e outros vermes intestinais.
Externamente, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e combatendo a calvície.

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico. O abacate possui ainda glutationa, um anti-radical livre, capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes. As vitaminas do abacate agem contra problemas da visão, participam do crescimento dos ossos e dentes, combatem os radicais livres e atuam no processo de renovação da pele. As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos carboidratos. A vitamina B 1 ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes. A B 2 (riboflavina), é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa. A vitamina E, protege contra doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, protegendo contra doenças da pele. Pode formar compostos com os radicais livres, servindo como antioxidante, chamada também de vitamina da beleza. A vitamina A é necessária para a boa visão, é anticancerígena e anti-radicais livres. A vitamina C, aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.
A lecitina do abacate possui substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, evitando obstruções nas paredes dos vasos e artérias, que dificultam a circulação, uma vez que emulsifica biologicamente as gorduras e reveste as gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis.
Uso externo:-para tratar cefaléia ou nevralgia, preparam-se as folhas em água quente, que depois de mornas são colocadas sobre a cabeça. O resultado é imediato. O chá também pode ser usado sob a forma de compressa, várias vezes ao dia.
Uso interno – em caso de gases intestinais e problemas renais, as folhas podem ser usadas como chá, tomando duas xícaras, duas vezes ao dia. Para tratar irregularidades na menstruação, pode-se usar o chá das flores, uma xícara, duas a quatro vezes ao dia. Em casos de diarréia, disenteria e vermes, usam-se os caroços torrados e moídos numa decocção de duas colheres (café) em uma xícara de água morna, três vezes ao dia.
A polpa é bastante energética; uma dose de 100 g contém 198 calorias.

É curioso: muitas pessoas acham que o abacate aumenta o colesterol, o que é um erro. Em primeiro lugar, o colesterol é uma gordura animal, então não existe no abacate. Em segundo lugar, as gorduras monoinsaturadas presentes no abacate ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos. E viva o abacate! Está chegando a época dele…

198 comments on “Abacate

  1. Querido, além de achar esteticamente uma fruta linda, eu amo vitamina de abacate…..Faz um tempão que não tomo.
    Marcelo: Fui apresentada ao Reiki[não sei se escreve assim]o que você acha?
    Foi passada uma dieta para mim para desintoxicação e me reflexologia. O que vc acha???
    *me responde,viu? beijo!

  2. Desculpa, mas confio em sua opinião. Não me ache chata certo? Só sou chatinha…um pouquinho..

  3. Ana Paula on said:

    Posso substituir o café da manhã por uma vitamina de abacate?????

  4. POde substituir sim. O abacate é um alimento muito calórico (engorda), mas sua gordura é altamente saudável!

  5. Elisabete, vc não é nem um pouco chata. Adoro suas visitas!

  6. Magnalda Fontoura on said:

    Adorei essa reportagem, pois achava que o abacate aumentava o colesterol, por ser uma fruta gordurosa. Parabéns Dr, Marcelo Guerra. Agora que já sei sobre o abacate vou divulgar com as minhas vizinhas e aproveitá-la na época de safra.

  7. Magnalda, a safra está começando. E é uma delícia. Só lembrando, não aumenta o colesterol, mas engorda…

  8. Aparecida on said:

    Como alimentar-se bem,emagrecer e recuperar saudavelmente o peso de outrora?
    Desejo in cluir os alomentos germinados.
    Grata.
    Aparecida

  9. Aparecida on said:

    leia-se alimentos germinados!!!

  10. Aparecida, vc deve procurar uma nutricionista. A nutricionista do spa Maria Bonita, Jaqueline, é excelente. Se vc quiser, posso conseguir um contato dela pra vc.
    Grande abraço.
    Marcelo Guerra

  11. karina on said:

    ola Dr. é a primeira vez que visito seu site gostei muito da materia sobre o abacate sou estudante de farmacia e estou fazendo um trabalho fitoterapico sobre a folha do abacate, gostaria de saber se o Dr. teria algum material ou site para indicar em nossa pesquisa…
    desde ja grata…karina goya

  12. Joana on said:

    Olá Dr.!
    gostaria de saber se o abacate é detentor de ômega3.
    Grata desde já!

  13. franciele on said:

    eu gostaria de uma informação se fosse possível…. Gostaria de saber qual fruta engorda mais: ABACATE ou CAJU?
    Obrigada!!!!!!!!

  14. eu acho o abacate uma otima fruta

  15. Mariana de Castro moura Granja on said:

    Eu gostaria de saber que benefícios ou malefícios o abacate trás para o fígado?

    Grata !!

    obrigada !!

    Parabéns pelos conteúdos aqui mostrados !!

  16. parabens e obrigado e que seus conhecimentos amentem ainda mais com o seu jeito de ser.

  17. Mychelle Araújo on said:

    Olá Dr. Marcelo!! Adorei conhecer o seu site . Muito interessante sua materia sobre o abacate . Estava procurando frutas que ajudassem a redução do colesterol , pois tenho uma filhinha de apenas 9 anos que esta com os níveis de colesterol altos . O Dr. teria dicas para essa fase, pois é dificil controla-los .

  18. Eu quero ABACATE !!!
    AMO!

  19. zelia on said:

    goste imensamente das informacoes sobre o abacate. preciso saber como conservar essa fruta para utiliza-la fora da estacao de sua colheita. grata e parabens pela disposicao em estar sempre procurando aperfeicoar-se na profissao. estou precisando de um pouco de todo esse animo.
    zelia

  20. marceloguerra on said:

    Zélia, não dá para conservar o abacate, mas tem tido disponível o ano todo em hortifrutis. Abraços!

  21. Solange griebeler on said:

    Tenho perecebido que depóis de ingerir abacate amassado com açucar, o mesmo dá uma sensação de bem estar. Como as vezes sou depressiva,tenho a certeza que ele combate a depressão.

  22. solange griebeler on said:

    eu queria perguntar quais são os mais do abacate?

  23. solange griebeler on said:

    NOSSA MARCELO SEU TRIBUFU VC NÃO PRESTA RESPONDEU E TODAS MENOS A MINHA SÓ POR QUE EU SOU DIVINA, MARAVILHOSA, ATRAENTE, TOMA NO CENTRO DO NARIZ

  24. queria parabeniza-los, pois com o carroço do abacate moido melhorei muito a dor que sentia no joelho, meus parabens.

  25. marilene on said:

    gostaria de saber se o caroco do abacate e bom mesmo para artrire, e como usa-lo

  26. Gisele on said:

    Onde encontrar o azeite de abacate para artrite? como deve ser usado?

  27. carlos selva on said:

    amigos do abacate,
    o abacateiro é uma arvore muito abundante,produzindo as vezes 1 tonelada do fruto, nao esquecam de cultivalo facilmente germinando sua semente, é apenas enterrar o carroço com a parte “mais reta para baixo e deixando a parte “mais redonda” ou enterrada ou para fora da terra mesmo.. 1 mes depois ou poco mais haveráum lindo broto que em 7, 8 anos produzira lindos frutos.lembrem–se que plantamos essas arvores principalmente para as crianças pequenas que vao usufruiur em todo seu crescimento. Alem disso o caroço do abacate faz-se uma tintura com alcool de cereais exelente para a memória.
    continuem usando este excelente fruto!

  28. Gostaria de saber se o abacate pode provocar azia? Resolvi fazer a dieta do abacate, comendo 2 colher(sopa) pela manhã com o café, duas colheres no almoço e 3 colheres antes de dormir. Estou sentido azia quase que o dia inteiro, posso continuar a dieta assim mesmo?
    Obrigada
    Virginia

  29. ALEXSSANDRA DUARTE on said:

    Dr.MARCELO GUERRA

    QUAL FORMA E QUANTIDADE CORRETA E NECESSÁRIA PARA QUE O ABACATE CONTRIBUA PARA MEMÓRIA? E O RESULTADO É RÁPIDO? POSSO FAZER ALGUMA DIETA PARA ESSE FIM?
    FAÇO DUAS FACULDADES E ESTOU PRECISANDO DESSAS DICAS…

    UM GRANDE ABRAÇO
    ALEXSSANDRA DUARTE

  30. cristina on said:

    boa noite,

    gostaria de saber se fola do abacate emagrece.

    Obrigada

  31. Selma Fernandes Lopes dos Santos on said:

    Quando abro um abacate, e não o consumo todo, como devo guardá-lo, sem que perca os seus nutrientes?
    Muito obrigada, desde já.

  32. Handson on said:

    Neste exato momento, estou tomando uma deliciosa vitamina de abacate… foi ai que cheguei aqui.

    Sem nada p/ fazer resolvi pesquisar no Google sobre esta fruta maravilhosa e encontrei este artigo! AHuHAuHAuha… muito bom, passei a gostar mais ainda de Abacate.

  33. izildinha on said:

    eu queria saber se a folha do abacateiro é bom para desconforto urinario.Minha tia falou que tomar chá da folha fresca faz mal, da problemas cardiecos Será verdade mesmo?….ela falou que tem que deixar secar a folha primeiro.Por favor me responda.

  34. Christiani Reis on said:

    Olá Boa Tarde,

    O abacate é recomendável no primeiro ano de vida da criança? e quantas vezes por semana pode ser ingerido por elas? E depois que ele é cortado, ele escurece. Mesmo assim sendo ingerido, ele perde as suas propriedades ou não? até em qtos dias ele pode ser consumido depois de cortado?

    Obrigada

  35. patricia on said:

    o abacate é uma otima fruta pois tem muitas vitaminas.

  36. Wagnir Guimarães on said:

    Meus filhos desde pequenos sempre gostaram de abacate, mas não conseguem comer porque logo após a ingesta eles vomitam. Já tentei com limão, batido com leite e amassadinho com açucar. Gostaria de saber de existe uma forma deles comerem sem esse problema.
    Gostaria de receber a dieta para a memória solicitada pelo Alexandre Duarte.
    Achei muito interessante a reportagem à cima.

    Obrigada pela atenção!

  37. Neusa Rocha on said:

    Peguei 3 carroços de abacate, triturei-os, sequei-os e coloquei alcool de cereal e deixei curtir uns 15 dias. Depois, coei e tomo todos os dias, manha e noite, uma colher de sopa, com um pouco de agua.
    Esta correta essa forma de uso?
    Aguardo o seu retorno no meu email.

  38. Edna Maria Rangel de Sá Gomes on said:

    Tenho labirintite, ou melhor, labirintopatia, e gostaria de saber se posso comer abacate. O médico proibiu laranja, melancia, abacaxi, água de coco, chás, café, refrigerante e chocolate, mas não falou do abacate.
    Meu colesterol bom, HDL, está muito baixo e eu não consigo me sentir bem com o vinho. Já que o abacate faz aumentar o HDL eu bem que poderia consumi-lo com esse intuito. Alguém pode me ajudar? Muito grata.
    Edna Rangel

  39. Kátia on said:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se substituindo o café da manhã por vitamina de abacate (100 gr abacate e 300 ml leite de soja), sem açucar, todos os dias, pode engordar???
    Abraços
    Kátia

  40. lenir on said:

    gostaria de saber se é verdade que o cha das folhas do abacateiro são também emagrecedoras?

  41. leila on said:

    Adorei a reportagem, fico feliz em saber que uma fruta pode nos fazer tao bem!

  42. joao carlos on said:

    Gostaria de saber do sr. tratamento alternativo natural para uma idosa de 89 anos com inflamacção nos nervos principalmente das pernas.Grato.João Carlos.

  43. giane on said:

    devo consumir o abacate quando sua casca esta toda com pintas pretas?
    tenho gastrite , devo consumir abacate?

  44. POSSUO UM FRONDOSO ABACATEIRO NO SÍTIO E ESTÁ CARREGADO DE ABACATES, ESTA É A SEGUNDA VEZ QUE PRODUZ, NO ENTANTO AINDA NÃO CONSEGUI PROVAR POIS NÃO SEI O MOMENTO CERTO DA COLHEITA. FAÇO TENTATIVAS, COLHO ALGUNS E PONHO NA FRUTEIRA,PASSAM OS DIAS, ELE NÃO AMOLECE , ACABA FICANDO TODO PRETO E VAI PARA O LIXO. JÁ ESTOU FRUSTRADA. GOSTARIA MUITO DE SABER A OCASIÃO CERTA DA COLHEITA. DESDE JÁ AGRADEÇO

  45. Iuri Chaves Dias(Sasuke Uchiha) on said:

    Eu queria saber se é saudável tomar vitamina de abacate a manhã, a tarde e a noite, porque minha mãe sempre diz que faz mal, então eu aproveitei essa oportunidade para lhe perguntar isso.

  46. Maria Lucia Gonaçalves on said:

    Bom dia, Dr. Marcelo, gostaria muito que me informasse, como devo e posso fazer chás de folhas de abacateiro. Tenho com facilidade verdes e posso deixa-las secando? O chá de folhas verdes faz mal? Não sei quantidades de folhas e agua para que seja usado sem prejudicar minha saude. Agradeço sua atenção e aguardo resposta se possível. Quero utilizar para alivio de retenção liquida. Maria Lucia. Batatais SP

  47. Alessandra Inácio on said:

    Amo abacate desde criança, a vitamina feita com esta fruta é de largar a família. Entretanto., aprendi com o meu cunhado a seguinte receita, que é fácil, prática e deliciosa. Pela manhã, amasse um tanto de abacate (dependendo do tamanho eu uso a metade ou 1/3 dele) com uma colher de açúcar mascavo (ou adoce como vc quiser) e, para completar, adicione uma colher de linhaça escura (aquelas sementinha), misture tudo e delicie, saboreie devagarinho, tente mastigar toda a linhaça. Na verdade, esse prato é como se fosse uma educação alimentar, como comer devagar e degustar cada colherada. Não faça esse lanche se vc estiver apressada. Lembre-se que este é um momento para vc curtir a sua alimentação e a vc mesmo.
    Bs

  48. Liciane on said:

    Ola,

    Gostei da reportagen sobre o abacate.

    Gostaria de saber como tomar o chá para emagrecer?

    Espero retorno seu.
    Obrigada.

  49. Minha mãe adorou muito a reportagem sobre o abacate.

    Um abraço a todos!!!

  50. giane on said:

    Devo consumir o abacate quando sua casca esta toda com pintas pretas?
    Tenho gastrite , devo consumir abacate?
    O abacate faz bem ou mal para quem tem gastrite?
    Aguardo sua resposta , pois adoro abacate!

  51. lizandra on said:

    Da onde o abacate foi fabricado ou seja qual pais!!!!!!!!!!!!

  52. Ola,sou Suely tenho 20anos altura 1.62 peso 69k. Gostaria k me ajudasse dando-me dica para emagrecer. Estou tomando vinagre com agua. Como posso beber o cha de abacate para perder peso? Preciso de dicas para perder 10k em menos de um mês. Ajuda-me,estou desesperada, por isso estou bebendo vinagre. Beijos… Responda urgente please.

    • marceloguerra on said:

      Suely, emagrecimento é algo sério que envolve muito mais do que achar um remédio milagroso para perder peso. procure um médico que vai orientá-la adequadamente. Se você morasse por aqui por Nova Friburgo, recomendaria nosso trabalho para emagrecimento. Você pode conhecer no site: http://www.harmoniaequilibrio.com
      Grande abraço,
      Marcelo Guerra

  53. Belo trabalho que desenvolveu com a exposição das caracteristicas e funcionalidade do abacate!!

    Parabéns!!!! para vcs todos !!!

  54. gostaria de saber se a folha de abacate e boa para emagrecer e se e bom para soltar o intestino ?

  55. faço musculação e estou tendo otimos resultados com o uso diario do abacate.

  56. Maria on said:

    disseram-me para eu tomar todos os dias uma chavena de chá de folhas de abacateiro em jejum, pois isso iria fazer-me emagracer.
    peso 80kg e meço 1,60m
    queria que me informassem, que se eu fizer isto por tempos prolongados conseguiria emagrecer e nao iria prejudicar a minha saude

  57. Carmen on said:

    Para quem gosta de abacate uma receita da minha terra (estrangeira)
    paté de abacate
    amasse uma abacate
    ponha oleo ou azeite (a gosto)
    ponha sal (a gosto)
    e algumas gotas de limão
    misture bem
    passe na torrada ou pão
    coma no café ou no lanche. chaito

  58. Andrea on said:

    Amo de paixao todas as frutas mas, achava q abacate so deveria ser comido uma vez no ano rsrsrsrs. gostaria de receitas, por exemplo abacate em saladas. é possivel??
    beijos

  59. Uma senhora de 68 anos.Pesa 68Kg e mede 1,66.Quantos abacates deve comer pór semana?

  60. Boa noite, gostaria de saber se eu tomar vitamina de abacate dua vezes ao dia faz engordar? Bruno

  61. NETTO on said:

    MUITO BACANA VCS DESCREVEREM O VALOR DESSA MARAVILHA DA NATUREZA CHAMADA ABACATE

  62. Preciso urgente de uma receita (ou várias) para memória (de qualquer natureza), porque o caso já está ficando crônico e a pessoa tem vida profissional ativa, é arrimo de família e mora no interior sem qualquer recurso médico. Vi aqui que também comentam sobre a eficácia do abacate. Como fazer a receita? Quero também receitas diversas com abacate, salgadas ou doces. Adoro a fruta mas tenho um filho que reluta em consumi-la
    Desde já, agradeço toda atenção voltada à essa solicitação e parabenizo aos organizadores desse blog pelo serviço essencial prestado com carinho e qualidade. Não entendi porque as respostas não ficam visíveis para o leitor. É só pelo e-mail? Assim fica muito restrita a informação.

    • marceloguerra on said:

      Lídia, a homeopatia pode ajudar muito nesses casos, mas é preciso consultar um médico homeopata.

  63. giba on said:

    diz ai DR: MARCELO ja que o abacate dilata as veias deve trazer algun beneficio na ereçaõ ? pur favor me responda essa curiosidadade!!!!!!!!!

  64. Andre Batista on said:

    gostaria de saber se o caroco do abacate e bom mesmo para artrire, e como usa-lo, ou se é indicado outro uso tópico do abacate pra essa finalidade

  65. Marcos on said:

    Fala aí Marcelo. Bem, tenho 33 anos de idade, peso 73 Kg, mesmo assim, estou com o colesterol total e LDL acima do permitido: 240 (200) e 166 (130). Como faço para diminuí-los?

  66. Gostaria de introduzir abacate na dieta da minha bebe de 9 meses
    e recomendavel???

  67. Oi Marcelo, parabens pelo blog.
    Teria uma pergunta referente ao abacate. Qual referencia foi usada?

    Obrigada,

    • marceloguerra on said:

      Quando coloquei o post não atentei para isto e agora já não lembro mais, mas resumi de 3 livros diferentes.

  68. Renata Coelho on said:

    Olá Dr. Marcelo, o que vou perguntar é uma repetição mas não vi a resposta para pergunta anterior, então vamos lá. Como posso usar o caroço de abacate para artrose, minha mãe sofre desse mal e já não consegue nem andar direito, suas pernas já estão arcadas e ela esta acima do peso. tenho 3 abacateiros em minha casa e morro de dó de ver tanto abacate e caroços se perdendo e não sabermos fazer nada com aquilo. abraços

    • marceloguerra on said:

      Vc pode deixar o caroço picado em infusão em álcool por 2 dias, e usar o líquido coado para fazer compressas e fricções locais para aliviar a dor.

  69. cida on said:

    Preciso tomar chá de folhas de abacate, mas como as peguei verde, não sei como fazer prá seca-las artesanamente, vcs poderiam me ajudar? Obrigada…

  70. Adorei a materia sobre abacate. Temos uma área no interior do municipio (São Borja-RS), que tem incontáveis pés de abacateiro. Nunca comi um sequer, pois acreditava que engordasse muito. Agora verei as lindas frutas com outros olhos. Obrigada.

  71. Lucena on said:

    Dr. adorei a reportagem.
    Gostaria de saber se eu posso tomar vitamina de abacate regularmente, pois sou diabético tipo II, mas é controlada. Diz que combate o diabete, mas tambem, diz ter açúcares.
    Fico muito grato pela resposta.
    Abraços e Deus te abençoe!

  72. tenho um pé de abacateiro e já fazem cinco anos e ele ainda não deu nenhum fruto. pergunto; com quantos anos a abacadeiro dar frutos?

  73. Josué on said:

    Doutor gostei muito de vossa explanação sobre o assunto, mas eu gostaria de saber a quantidade (colheres) da folha para o preparo do chá.

    • marceloguerra on said:

      Josué,
      use 1 colher de sopa de folhas secas rasuradas (picadinhas) em 1/2 litro de água. Deixe ferver por 5 minutos e tome 1 xícara 3 vezes ao dia.

  74. salete_leal@yahoo.com.br on said:

    oi

  75. MANUEL CAVACO on said:

    TENHO PROBLEMAS DE COLUNA, ERNIE DISCAL E DESGASTE NOS FÉMUROS . TOMO O,7 L DE CHÁ DE FOLHES CÊCAS POR DIA PARA PERDER PÊSO , AGRADEÇO INFORMAÇÃO SE ESTOU NO NO CAMINH CERTO PARA A CORRECÇÃO. MUITOBRIGADO.

  76. Felipe on said:

    Tomar vitamina de abacate todo dia faz mal?
    Estava com essa dúvida, pois dês que nasci, tomo vitamina de abacate todo dia. Já estou com 15 anos.
    :D

    Responde ai, please.

  77. Ana Cristina on said:

    Meu filho tem alergia ao abacate, vc sabe me dizer se é comum e qual componente é mais comum de causar alergia. Se for útil, ele também tem alergia a lentilha. Não sei se tem componentes em comum.

    Att.
    Ana Cristina

    • marceloguerra on said:

      Oi Ana, uma coisa que você precisa esclarecer com o médico do seu filho é se é uma alergia ou uma intolerância. Alergia ao abacate é pouco comum, mas é possível ter alergia a qualquer alimento. Porém a intolerância, devido ao teor de gorduro, é mais frequente. E muitas vezes, os termos ALERGIA e INTOLERÂNCIA são usados como sinônimos por leigos.

  78. Karen on said:

    Doutor, posso usar chá de folhas de abacate para alívio de gases e cólicas em bebês? Qual seria a dosagem? Obrigada!

  79. ola dr* foi bom entra no seu mail e saber sobre a fruta do abacate coisas q tinha duvidas eu agradeço pela as infomaçaoes, espero que sempre que tiver olgo de novidades sob o abacate me enfome,pricipalmente sob o coleterol(ruim)tinha pessoa q dizia q a fruta nao combatia o colesterol (ruim) assim muitas peesoa deixava de saborea a deliciosa fruta a qui no para (obrigada) tenha um muito feliz e cheio de properidade

  80. marlene jobst catirce on said:

    como fazer o cha de folha de abacate

  81. marlene jobst catirce on said:

    gostaria de saber como se faz o cha de folha de abacate e para que serve? obrigada.

  82. Gostaria, de saber se posso comer uma fatia fina de abacate por dia? Para evitar alguns tipos de doenças, e beneficiar a minha saude? Obrigada, Deus, abençõe o Sr.

  83. Denio on said:

    O oleo do abacate fazl mal ao figado?

  84. jocimar silva martins on said:

    Adoro abacate,mais sempre achei que era prejucial ao coração.Agora que sei que ele é bom pra reduzir o colesterol vou comer sem medo,pois adoro o abacate e a sua vitamina.Valeu.

  85. Alô, Dr. Marcelo. Parabéns pelo prestimoso trabalho sobre abacate. Peço-lhe permissão para lembrar, caso o senhor já não tenho feito, que o pessoal geralmente uso o abacate como vitaminas, com leite integral, o que em muitos caso, provoca desinteria. Já tive acesso a reportagem aconselhando o uso de leite desnatado para evitar o acumulo da gordura do leite com o da fruta. No meu caso, vem dando certo, especialmente porque eu tenho problemas de vesícula preguiçosa.

    • marceloguerra on said:

      Obrigado pelo acréscimo, mais valioso ainda para quem sofre de vesícula preguiçosa! Grande abraço e aproveitemos a estação do abacate.

  86. li tudo que podia sobre os efeitos do abacate na saude mas ninguem informa como tomar ,quantidades nem receitinhas ….comer abacate as colheres não deve ter o mesmo efeito de um copo de leite magro com uma colher de abacate ,batido em liquidificador diáriamente ….agradeço alguma informação mais sucinta e pertinente e peço desculpa desde já pela exigência que faço,que deve interessar a outros tambem.Com os meus agradecimentos .Portugal.Lisboa

    • marceloguerra on said:

      Isso se você pensa no abacate como um remédio. O que tento mostrar é que o prazer de comer pode ser uma atitude extremamente saudável, valorizando o sabor e a variedade dos alimentos. Grande abraço,
      Marcelo.

  87. Olá Dr. se eu tirar a poupa do abacate e congelar, ele perde seus nutrientes?
    Quero saber pq depois que se corta o abacate se deixar na geladeira ele acaba escurecendo.
    Queria guardar em pequenas porções para ir fazendo durante a semana.

    Att

    Luis Carlos

  88. no início deste artigo voce diz que 100 gramas contém 162 calorias.
    já no final voce diz que as mesmas 100 gramas fornecem 198 calorias. Assim as informações ficam comprometidas ………..

  89. O PIOE QUE QUNATO MAIS SE COMENTA MAIS SOBE O PREÇO.

  90. José Edgard on said:

    São pessoas como voce que nos tiram da ignorância, nos ajudando a viver bem, melhor e com saúde.
    Parabéns e tenha muito sucesso.

  91. Meu caro mestre. Interessante esta máteria sobre as infinitas propriedades ativas do abacate. Agora posso fazer uso dele constantemente. Mas ocorreu um disturbio comigo a poucos dias. Há cinco meses retirei a visícula e ao tomar tres copos de vitamina de abacate , tive forte dor na boca do estômago, será que foi proveniente de seu uso em demasia e que talvez afetou o fígado . Aguardo sua cooperação sobre esse ocorrido , haja vista que antes de retirar a vísicula, tive pancriatite aguda. Porque senti essa forte dor após duas hs de consumir os 3 copos de vitimina dele.

    • marceloguerra on said:

      Apesar da gordura do abacate ser benéfica para o organismo, como qualquer gordura ela precisa de sais biliares para a sua digestão. Como você não tem mais a vesícula, a digestão das gorduras é mais difícil e dolorosa.

  92. claudia on said:

    Boa noite,

    Quanto tempo,preciso fazer a dieta do abacate para emaguercer 4kg..é aquela dieta que toma 2 colheres de sopa no café da manhã,almoço e 3 no jantar.
    desde já agradeço sua atenção,
    cláudia

  93. vera regina reis girardi on said:

    gostaria de´saber
    se deois de cortado e ele escurese
    se aida posso usa-lo pois não dá para come -lo todo de uma só ves

    • marceloguerra on said:

      Vera, é só tirar a parte escura na hora de comer. Se você embalar am papel alumínio ele demora mais a escurecer.

  94. eliel-sena@hotmail.com on said:

    É MORO EM UM LUGAR QUE EM TODO O LUGAR TEM UM PÉ DE ABACATE E EU RARAMENTE COMO SE EU SOUBEÇE QUE ELE TINHA TODA ESSA QUALIDADE EU JA ERA UM CONSUMIDOR NATO DESSA FRUTA MAS AGORA VOU COMEÇAR A COMSUMIR ESSA FRUTA SEM PARAR

  95. Ruth on said:

    Gostaria de saber se posso fazer outra dieta sem ser a do abacate e inclui tbm o abacate 3 vezes no dia, o resultado será o mesmo???

  96. Boa tarde gostaria que me respondesse, tenho uma pergunta da faculdade e não sei responde- lá.
    Pergunta: O abacate é uma fruta rica em gordura, sabendo disso, você estimularia a utilização dessa fruta em preparações culinárias???
    Você pode eme responder??

  97. aline on said:

    Meu filho tem 8 meses e adora abacate de vez em quando dou vitamina de abacate antes dele dormir gostaria de saber se tem algum problema

  98. joão on said:

    bom dia gostaria de saber se abacate a noite faz mal, e para criança menor de 1 ano pode dar a noite em forma de vitamina

  99. Fiz uma cirurgia de troca de valvula )metal)por isso tomo todos os dias 1 compromido de Comadin(medicamento para evitar coagulação sanguinea).Os médicos falkaram para evitar verduras verdes ricas em vit K,eu pergunto o abacate possue vit K e se o mesmo aumenta a coagulação nesse meu caso,ou seja ele será igual as verduras verdes? Ou não tem problema algum eu comer abacate?.

  100. norivete on said:

    Olá Dr. Marcelo !!!
    Com certeza voce poderá me ajudar…. Gostaria de saber se o caroço do abacate é realmente bom para o tratamento da artrose, diminuindo as dores q ela causa. A forma q vi da ingestão é deixar o caroço partido em água, tomando esta água qdo tiver sede. Não li nada a respeito desta forma de ingestão nem em seu artigo nem nas perguntas (me desculpe se por acaso deixei passar este detalhe depois de tantos comentários das pessoas !!!) Isto esta correto? é indicado para o caso? ou tem outra forma de ingerir qualquer parte do abacate q seja mais eficiente? Muito obrigada mesmo por compartilhar conosco toda esta sua sabedoria !!!!!

  101. Junior on said:

    É aconselhado fazer vitamina de abacate (ou seja abacate com leite e aveia no liguidificador) para diabéticos? Faze-lo com leite afeta na absorção do ferro?

    Por favor respondame por email:
    wellitongb2@gmail.com

  102. Maria do Rosario on said:

    Boa trade Dr marcelo Li a entrevista do abate fiquei muito contente pois procuava uma receita natural para entertino preso problema este que minha filha sofre muito com ele encontrei materia fiquei feliz pois é uma fruta que eu e ela gostamos muito agente come de qualquer jeito na vitamina, amssada com açucar, pura na comida de tudo que é jeito agente gosta; portanto muito obrigada continue nos ajudando que Deus o abençoe

  103. Nice on said:

    Gostaria de colaborar com a boa fama do abacate e dizer q ele pode ser congelado.Fica ótimo!!!

  104. Vera Regina on said:

    Dr.Renato,
    Gostaria de saber como conservar o abacate na geladeira depois de cortado,já que não vou consumí-lo em apenas um dia.

  105. queria saber gual fruta que sirva para gastrite.

  106. POIS PRESIZO MUITO ESTOU SOFRENDO MUITO..POIS TENHO AHPILORI E UM EDEMA.POR FAVOR MIM AJUDE.

  107. QUAL A FRUTA QUE SERVE PARA A GASTRITE.

  108. CAROLINA on said:

    olá, primeiro parabenizo a matéria e, segundo gostaria de saber se o abacate à noite faz mal ou é indigesto. muito obrigada!

  109. Melleanne on said:

    Olá Maria Auxiliadora ferreira jardim e Maria de Deus…

    Eu já passei por esta experiência horrível da gastrite, sei o quanto estão sofrendo. Quando sofria, fui ao médico e ele passou vários comprimidos carrissímo á base de couve, e disse que era bom eu reeducar minha alimentação, pois sempre gostei muito de comer besteira, e tomar todo dia em jejum suco de couve puro com um pouquinho de açúcar e também o sumo da batatinha, é muito bom. É claro que vcs vão sentir um pouco de enjoô mais é normal, mais adotem também na suas alimentações frutas e verduras, se vcs quiserem conferir mais um pouco sobre como utilizar os alimentos para ter uma vida saúdavel entra e confira ? http://ts-tudosobre.blogspot.com/2010/08/alimentos-naturais.html , este blog é bem legal, vcs vão gostar.

    Abraço!!!

  110. olá
    adoro abacate

  111. Luiz on said:

    TENHO UM CACHORRO GOLDEN RETRIEVER QUE ADORA ABACATE, TEM ALGUM PROBLEMA ELE COMER ESSA FRUTA?

  112. Pingback: Creme de abacate com iogurte « uma estranha na cozinha

  113. Vilma Cavalcante Tavares on said:

    Gostaria de saber se o caroço de abacate serve para artrose. Quais o benefícios para uma criança de 03 anos, que toma diariamente vitamina de abacate e mamão?

  114. O caroço de abacate moído faz bem para artrose? Quais os benefícios de vitamina de abacate e mamão tomados diariamente, (à tarde, como lanche); para uma criança de 03 anos?

  115. Jéssica Paz on said:

    muito boas as informações, só postando mesmo para parabenizar, me foi muito útil e viva o abacate (:

  116. acho otimo!!!
    xhauuzinho

  117. michelli on said:

    Olá, nossa, não sabia que abacate é bom p artrose..acho que minha tem…ela disse q foi ao medico.sente tanta dor nas articulaçoes…quais outros alimentos q ajudam? sera q ela pde fazer ginastica?

  118. michelli on said:

    minha mae tem

  119. Antônio Carlos de lima on said:

    Gostei muito da apresentação do abacate, e acho que a maioria das pessoas conhecem o fruto só de vista; e eis aqui uma bôa oportunidade para conhecer o srº ABACATE!

  120. Zé Luiz on said:

    Marcelo.
    Parabéns pelas informações e o nível de respostas. Sou ultra adepto desta fruta incrivel: todos os dias como i/3 de um abacate médio e os resultados são espetaculares.
    Como podemos conversar melhor? quando tiver tempo e saco, mande-me informações outras, não somente do abacate. Como frutas, verduras e legumes, quase sem moderações….
    Sou doutor em psicologia e adepto da natureba, sem neuroses, aliás transtornos de ansiedade, já que “neurose” é coisa da 1ª metade o século passado, concorda? Abração.

  121. maria eduarda saad de abreu on said:

    Como dever ser usado o abacate pra quem tem diabete pois sou diabetica.tenho gordura no figado,o chá da folha resolve também?Desde já agradeço.
    me responde por e-mail por favor

  122. o abacate em si engorda, mas o cha das folhas também? Meu marido tem problemas renas e comprei as folhas apa dar a ele, mas ele tambem é obeso. Iria prejudicálo?
    e para mim: na descrição da composição quimica do abacate diz que ele é anti-idade. A ingestão do chá ajuda nesse campo?
    Agradeço seu esclarecimento pois suas respostas são sempre muito claras, eplicativas e concisas.

    • marceloguerra on said:

      Ele pode tomar sem problemas, Nair. O abacate tem substâncias anti-oxidantes, que dão esse efeito ‘anti-idade’. Não gosto desse nome porque considero isso uma enganação. Nada impede o avanço da idade sobre o corpo físico. Busque caminhar regularmente, e comer o mais variado possível, isso sim é importante. Desculpe pela resposta!

  123. PAULA on said:

    Boa tarde ,Dr.Marcelo!
    Gostaria de saber se as folhas do abacateiro emagrecem,e como devo fazer o cha ,estou com vários problemas de saúde devido ao meu sobre peso e preciso emagrecer o mais rápido possível.

    Um abraço !

  124. Neilton Melo on said:

    Olá Dr. Marcelo.
    O abacate é bom contra doenças degenerativas?
    Eu sou portador de Ataxia Hereditária Espinocerebelar do Tipo III, ou doença de Machado Joseph.
    Portanto gostaria de saber se usando o abacate diariamente, eu consigo retardar ou talvez paralisar a progressão da doença?
    Por favor aguardo respostas.
    Um abraço
    Neilton
    neiltonfmelo@yahoo.om.br

    • marceloguerra on said:

      Neilton, não sei do efeito do abacate em ataxias. Pesquisei e não achei nenhum trabalho sobre isso.

  125. cristina on said:

    bom dia Marcelo

    que bom que te encontrei, parabéns pela matéria, bem gostaria de saber o seguinte, sinto que tenho muita retençaõ de liquidos, sou hipertensa e gostaria de saber se posso usar este cha diariamente, qtas folhinhas vão e se não dá nada tipo taquicardia.
    muito obrigada
    maria

    • marceloguerra on said:

      Maria, ele é um diurético leve, pode ajudar, mas não deixe de procurar acompanhamento médico, de preferência com um médico homeopata.

  126. Quem tem glicose meio alta 137 pode comer abacate???? obrigada

  127. Augusta on said:

    Marcelo,
    estou realizando uma pesquisa sobreesse tema do abacate e estou com dificuldades para achar dados, você teria alguma fonte( artigo ) para me sugerir,

    grata

  128. celeste nascimento on said:

    Ola! gosto bastante de abacate, mas, fico preocupada porque dizem que engorda. Ja tenho 54 anos nao posso ficar gorda, por que faz mal a saude. Sabe como e, depois dos 30 tem que se cuidar mais.

  129. Augusta on said:

    Muito Obrigada Marcelo, irei pesquisar.

  130. Augusta on said:

    Marcelo eu não consegui localizar, se possível você teria como me enviar por email?
    augustadellaqua@hotmail.com

    obrigada

  131. Marcos Brandão on said:

    Dr. Marcelo,

    Gostaria de saber se de alguma forma faz bem ou mal pessoas diabéticas tomarem vitamina de Abacate (batida com leite e Adoçante Linea-Sucralose) ?!

    Antecipadamente agradecendo,

    Marcos Brandão

  132. Marcos Brandão on said:

    Dr. Marcelo,

    Obrigado pelo retorno e esclarecimento.

    Um abraço,

    Marcos Brandão

  133. Viviane on said:

    Tenho um filho de 1 ano e sete meses que está com baixo peso, uma vitamina de abacate com leite por dia (200 ml) ajudarão a engordar?? Ele gosta batante!

    • marceloguerra on said:

      Viviane,
      Você pode dar, mas deveria conversar com o pediatra, pois olho de mãe costuma sempre achar que o filho está abaixo do peso!

  134. Viviane on said:

    rsrs Oi Marcelo,
    ele tem 0,79 cm e pesa 9300, já acompanho com pediatra mês a mês, tá abaixo do tamanho e do peso ideal, de um mês e meio pra cá teve 3 infeccções de amigdalas e isso contribuiu para perder peso tbm, estamos tentando aumentar a imunidade dele, pelo que li em sua matéria acho que o abacate vai ajudar! Ele é muuuito saudável, até 1 ano e cinco meses nunca havia ficado doentinho, tenho certeza que é uma fase que já está passando! Mas vc tem razão olho de mãe sempre que o filhote mais gordinho rsrsr
    Um abraço

    • marceloguerra on said:

      Viviane, leve esse menino no médico homeopata, vai melhorar muito a imunidade dele. Bjs!

  135. mario on said:

    ol! marcelo desde de pequeno eu sou apreciador desse fruto , lá em casa tinha um pé enorme de abacate hoje tenho 45 anos e ainda procuro fazer coisas que beneficia a saude como a diversificaçao de alimentos e principalmente fazer exercicios fisicos . eu com prei um terreno estou fazendo uma casa e já estou com duas sementes de abacateiro para plantar no local . ps: pretendo fazer sexo ate os 90 anos… rss

  136. Daniele B. on said:

    Olá Marcelo, td bem?
    Por favor, gostaria de saber, se quem tem pressão alta (mas toma remédio para controlar a pressão), pode tomar chá de folha de abacate? Pois minha mãe quer tomar o chá justamente pelo fato do mesmo ser diurético, mas minha preocupação é se devido o uso do chá, a pressao tenha algum tipo de alteração…? Qual é a quantidade ideal para se tomar por dia, 2 xíc. chá..?? Há alguma contra-indicação para o uso desse chá?
    Desde já, muito obrigada.

  137. Gente eu comecei a tomar vitamina de abacate a 1 semana e fiquei sem caspa Tenho lavado meu cabelo E não adiantava , e depois fiquei tomando vitamina de abacate e lavando o cabelo e funcionou Resultado Sem caspa

  138. manolo albuquerque on said:

    sou renal cronico, fazendo dialise, devo usar o abacate como lanche entre as refeições, há contra-indicão?

  139. Victor Reis on said:

    Bom dia Dr. Marcelo, adorei a reportagem sobre o abacate, gosto muito da fruta,como de 1 a 2 por semana com açúcar organico cristalizado,que inclui na dieta que comecei hà 3 semanas , tenho taxa alta de colesterol e trigliceridios,tenho 42 anos, 75kg, 1.74 alt. ;Pegunta: Continuo usando o mesmo tipo de açúcar ou me recomendaria outro?

  140. Jorge Medeiros on said:

    Vitamina de abacate sim! Mas por favor, sem leite, com gorduras saturadas e caseina, a proteina maléfica. Use água ou leite de soja. Adoce com Stevia, um adoçante natural.

    Leite é altamente proteico (43%) e acidificante. Alimento para um bebê animal com 200 kg. O leite humano tem só 5% de proteina, perfeito para bebês humanos.

  141. Alice on said:

    Olá Dr. Marcelo, gostei muito desse artigo. Eu tenho artrose e estava fazendo tratamento com o fitoterapico Piascledine (óleo insaponificaveis de abacate e soja)e me fez um bem enorme, ocorre que não consigo encontrar mais nas farmacias. Se eu comer abacate todos os dias vai ajudar no meu problema?
    Qual a quantidade ideal e suficiente para isso?
    Não quero engordar, tb sopu hipotireoidiana, ao contrário estou em uma dieta restritiva. Mas será que meio abacate batido com leite de soja e adoçante pode substituir uma refeição?
    Obrigada.

    • marceloguerra on said:

      Alice, para isso é melhor a semente, que pode ser macerada em álcool, ou você pode comprar a tintura em alguma farmácia de homeopatia.

  142. MARCONDES M COSTA on said:

    GOSTEI MUITO VALLE

  143. Carlos Eduardo - SP on said:

    Tenho problemas com colesterol e triglicerides altos. Quanto deve ser o consumo diario de abacate para ajudar nesse combate ?

  144. Alexandra on said:

    olá Dr. Marcelo,
    sempre gostei de comer abacate desde pequenina, mas de uns tempos para cá toda vez que como ou tomo vitamina da fruta passo muito mal…fico com a barriga dura parece que são gases…isto é normal ou estou com algum problema…. é possivel depois de algum tempo eu ser intolerante ao abacate??? abraços

    • marceloguerra on said:

      Você pode ser intolerante ao leite, que acompanha o abacate, ou ao próprio abacate. Sugiro que procure um médico homeopata.

  145. Maria Fernanda on said:

    Eu adoro abacate e inclui a fruta na minha dieta de engorda. Todos os dias eu tomo vitamina de abacate no lanche. O problema é que eu tenho dificuldade de escolher essa fruta. Sempre acontece de eu comprar muito verde ou entao ja estragado . Hoje mesmo tomei uma vitamina que tava meio amarga (acho que o abacate tava verde) isso pode me fazer mal?

  146. Douglas Almeida on said:

    Aqui em casa tem um abacateiro muito produtivo, nos esbaldamos com essa delícia da natureza.

  147. Regina on said:

    Sabiam que o caroço de abacate ralado e colocado em um litro com agua filtrada, elimina dores reumaticas?

  148. JOELMA VIEIRA SANTOS on said:

    GENTE É DEMAIS TODAS ESSAS INSTRUÇÃO QUE FOI FEITO COM MUITO CARINHO,PARA TODOS DA NETE,ESTA TUDO EXPRICADO,SOU APAXONADA POR ABACATE VOU TA SEMPRE COMENDO É CRARO COM MUDERAÇÃO,DEIXO UM ABRAÇO PARA MEU AMIGO MACERLO

  149. Eurípedes on said:

    Deixei uma vitamina de abacate na geladeira durante um dia (24 horas). Como sei se não estragou?

  150. ellem rosely moraes on said:

    Posso fazer uso interno da tintura de abacate homeopático??? Não é tóxico???

  151. Rosangela on said:

    Eu amo abacate batido com leite, uma colher de leite em pó e mel, na época da fruta tudo bem, no meu terreno tem dois pés, mas aí acaba e eu fico na mão, não posso congelar com limão pois aí não dá certo o lei e não uso açúcar. Tem algum jeito? Se eu pudesse eu retardava o amadurecimento, ia por etapas, mas não dá né

  152. suely on said:

    olá dr marcelo
    estou visitando o seu site .estou muito satisfeita com o que estou aprendendo sobre oabacate, egostaria saber um pouco mais .
    o abacate é bom para infecção na urina? suely

  153. Davi on said:

    Não foi citado nada no texto sobre, mas gostaria de saber se o abacate auxilia numa boa noite de sono. Consumo o abacate varias vezes por semana, geralmente a noite, e percebo que durmo muito bem. É incrível, eu deito em determinada posição e acordo no dia seguinte na mesma posição, com o corpo super relaxado e descansado. Isso é comprovado que o abacate ajuda no sono???

    • marceloguerra on said:

      Davi, interessante este efeito, pode ser individual ou talvez algo que se possa generalizar.

  154. Amauri on said:

    Dr. Marcelo,
    Sofro a muitos anos de Gatrite e a 2 anos descobri que tenho intolerancia a lactose, já fiz muitos exames e tratamentos, mas os medicamentos indicados para gastrite, tanto os quimicos(lanzoprazol, omeprazol, pantoprazol, cemitidina, ranitidina, magnesia bisurada) ou os fitoterápicos, não me ajudam em nada, e tenho sofrido muito com os disturbios gastrointestinal.
    Porém a alguns dias comecei a comer abacate, puro mesmo, sem açucar, limão ou leite, e incrível com tem me ajudado, então a pergunta é:

    Qual será de fato meu problema que só encontro alívio com o abacate?

    • marceloguerra on said:

      Olá Amauri, somente através de uma avaliação clínica poderia dizer qual o seu problema real. Grande abraço.

  155. clarice on said:

    sou terapeuta e gosto de pesguizar tudo aguilo que foi falado .
    sobre o abacate fiz um chá para calculo renal com cabelo de milho e 3 dendes de alho

  156. Almir on said:

    Dr. Marcelo, Qual a medida que devo usar da tintura, diariamente, para substituir o PIASCLEDINE 300? Posso misturar no leite de soja. É isso? Abs. Almir/SP

  157. Elias Salomão on said:

    A infusão do caroço do abacate em álcool a 70ºGL por 72h serve para tratar dores reumáticas em uso tópico?

  158. Pingback: Saladas verde e de legumes com frutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

4.425 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>